sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aracatu: Quadra esportiva da comunidade Lagoa do Sal está pronta

O prefeito de Aracatu Sílvio Maia Filho convida a população de Aracatu para prestigiarem a entrega da quadra de esporte no povoado de Lagoa do Sal.

O evento acontecerá neste domingo dia 02/12/12 as 16:00 hs e em seguida haverá jogos entre as equipes da região.

Venha comemorar a conquista de uma obra de grande importância para o esporte do município.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estrada que liga Vila Mariana a Maetinga será reconstruida



Governador vai autorizar recuperação de estradas
 Por: Joana D'Arck

O governador Jaques Wagner visitará o município de Vitória da Conquista, na próxima quarta-feira ( 28), para inaugurar a Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar e autorizar a abertura de licitação para restauração e pavimentação de rodovias das regiões Sudoeste Serra Geral e Médio São Francisco, que envolverão investimentos no valor total de quase R$ 100 milhões.
 A recuperação dessas estradas é uma luta antiga dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Eles reuniram esforços e fizeram gestões junto ao governador e a Secretaria Estadual de Infraestrutura para a restauração das estradas por entenderem que essas obras vão beneficiar as regiões, melhorando as condições de tráfego e, consequentemente, proporcionando maior conforto e segurança para a população que utiliza as rodovias, como também o desenvolvimento econômico, facilitando o escoamento de produtos e mercadorias.
 O governador vai autorizar as seguintes obras de restauração e pavimentação: BA-148, trecho: Guajeru – Malhada de Pedra, com extensão de 22,80km; BA-623, trecho: entroncamento da BA. 262 (Vila Mariana) – Maetinga – Presidente Jânio Quadros, com extensão de 39,80km; BA-026, trecho: Malhada de Pedra – Rio do Antonio, com extensão de 26,50km; BA-634, trecho: Ribeirão do Largo – Tomba - Itambé, com extensão de 20,50km; BA-263, trecho: Sebastião Laranjeiras – Palmas de Monte Alto, com extensão de 54,00km; BA-670, trecho: entroncamento da BA. 130 (Itotoró) – Rio Palmeirão, p/ Potiraguá, extensão de 34 km; BA- 270, trecho: Itarantim – Potiraguá, com extensão de 27, 00km.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aracatu: Contadora da câmara fala sobre o plano de carreira dos professores



Para os vereadores de oposição o plano de carreira sendo aprovado agora o município pode não arrecadar recursos suficiente para cumprir com os valores estipulados na folha de pagamento dos mesmos já que tem mudança nos valores.
Com base nisso procuramos a contadora da Câmara Municipal Poliana Silveira, para falar sobre o assunto
Veja o que ela diz
`` O plano de carreira e os valores contidos nele são perfeitamente legais e de forma nenhuma contraria lei de responsabilidade fiscal (LRF) uma vez que não causará prejuízos, e o município de Aracatu arrecadará recursos suficiente para arcar com a nova folha de pagamento dos professores.´´ Conclui

domingo, 18 de novembro de 2012

Dia do Conselheiro Tutelar




No dia 18 de novembro comemora-se o dia do Conselheiro Tutelar. Os Conselheiros Tutelares são os responsáveis por assegurar os direitos da criança e do adolescente conforme os artigos 131 a 140 do  ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para atender as crianças e os adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos. 

Para ser Conselheiro Tutelar a pessoa deve ter mais de 21 anos de idade e residir no município, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro. O cargo de Conselheiro Tutelar existe desde o dia 13 de julho de 1990 quando foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em Aracatu os Conselheiros Tutelares são: Eliana, Simone, Israel, Silvia e Valéria. A sede do Conselho fica na Rua Salustiano Rodrigues de Souza, Centro. Telefones 3446 2211 e 8152 6426 (plantão).

sábado, 17 de novembro de 2012

Aracatu: Reunião da Câmara de Vereadores 16/11/12



Aconteceu dia (16) mais uma reunião da câmara de vereadores de Aracatu Bahia.
Teve inicio as 14:00 horas, a abertura feita pelo secretário Enio Teixeira que leu a ata da seção anterior, em seguida passou a palavra aos vereadores. O primeiro a falar foi o vereador Manoelito Cordeiro que falou da importância de aprovar o plano de carreira dos professores.
Na seqüência foi posto a mesa a 1ª votação para aprovação do plano.
Os vereadores Marcelo Dentista, Joana Rita de Aguiar, Fátima Messias, Flores Barbosa e Manoelito Cordeiro votaram a favor, já os vereadores Beto Silveira, Wilber Aguiar, Jaime Barbosa e Leda Matias mais uma vez foram desfavoráveis abstendo de votar.
O projeto segue adiante e a ultima votação será na próxima sexta feira dia 23.

Ouça trechos das falas dos vereadores.

A Secretária de educação Ana Célia tambem falou.