terça-feira, 30 de abril de 2013

Anagé:Mutirão oferece serviços de saúde


Com apoio do Governo da Bahia, a Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto (SP) promove, até sexta-feira (3), em Anagé, região de Vitória da Conquista, a 13ª edição do mutirão que leva atendimentos médicos, odontológicos e medicamentos gratuitos para a população carente. O governador Jaques Wagner esteve na cidade nesta terça-feira (30), para acompanhar o mutirão. “Eu espero que essa minha visita sirva para estimular outras pessoas a realizar trabalhos como este”, disse o governador Jaques Wagner. Duzentos e cinquenta voluntários de diversas especialidades fazem consultas, exames, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias. Com o apoio de parceiros, além de montar centro cirúrgico, consultórios em escolas, e farmácia a ONG também disponibilizará uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância e dois ônibus. A meta é realizar 20 mil atendimentos para a população da cidade e região, contemplando mais de 20 municípios. O mutirão de saúde e cidadania dos Voluntários do Sertão é gratuito e anual, com o apoio de diversas empresas e também dos Governos Federal e Municipal. Quem também integrou a comitiva foram os deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo Fontes (PT), e o comunista Jean Fabrício Falcão (Estadual), além de diversos prefeitos e vereadores do Sudoeste Baiano.
Blog do Anderson 

Homem é detido por vender o neto no facebook



             
A polícia do norte da Índia anunciou nesta quarta-feira a detenção de um homem de 47 anos acusado de vender o neto recém-nascido a um empresário pelo Facebook.
Feroz Khan, morador da cidade de Ludhiana, no estado de Punjab, sequestrou o neto no início do mês.
Khan recebeu a ajuda de dois funcionários temporários do hospital local onde aconteceu o parto de sua filha. Ele entrou em contato com o comprador no Facebook e definiu o pagamento de 45.000 rúpias (US$ 830 ou R$ 1.660).
“As três pessoas que participaram na venda do bebê foram detidas e vamos interrogar o empresário que pagou para comprar o bebê”, afirmou o policial Satish Malhotra.
A polícia recuperou o bebê e o devolveu a sua mãe, Noori Khan, uma divorciada, que apresentou denúncia contra o pai.
Caso sejam considerados culpados, os três acusados podem ser condenados a sete anos de prisão.

Yahool notícias

Aracatu: Associação do Coqueiro realiza nova eleição da diretoria



Aconteceu no dia (27) de abril a eleição da diretoria dos pequenos produtores rurais da Fazenda Coqueiro, onde foi reeleita por unanimidade a senhora Maria da Glória Leite, a mesma vem prestando um ótimo trabalho, pois a dois anos a frente da entidade organizou a associação e conquistou vários recursos voltado para a agricultura familiar. Na oportunidade a presidente apresentou várias propostas para os associados. Conversamos com dona Maria da Glória Leite e ela nos relatou:`` Estamos trabalhando no intuito de conquistar tudo aquilo que é de direito do trabalhador rural, pois sabemos que os bancos e o governo tem projetos para nós, mas para conquistar os recursos precisamos nos organizar, agora no momento estamos lutando para comprar um trator agrícola e para realizar a construção da passagem molhada no Riachão do Coqueiro.Agradeço a todos os membros que votaram em minha pessoa para presidir a associação ´´ Afirma

Ariana  Silva

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oitocentos e setenta e um mil jovens fazem curso universitários com apoio do Fies


 Por: Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (29) que 871 mil jovens no Brasil fazem cursos universitários com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ela, o número representa mais de 12% do total de matrículas em universidades de todo o país.
“Quase 80% desses estudantes são de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Isso mostra que o Fies está ajudando os jovens mais pobres a realizar o sonho de fazer uma faculdade, de se formar no curso que escolheram e de conseguir um trabalho melhor”, ressaltou.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que, apenas este ano, 266 mil jovens assinaram o contrato do Fies para pagar a faculdade. A expectativa do governo federal é chegar a 400 mil financiamentos até o final de 2013.
“Isso porque estamos facilitando a vida do aluno. Ele pode assinar o contrato do Fies em qualquer época do ano. Ele não precisa mais esperar o fim do ano ou o fim do semestre para pedir o financiamento”, explicou.
Ainda segundo Dilma, a procura por cursos onde mais falta mão de obra tem aumentado – a cada ano, 17 mil estudantes entram em cursos de medicina no Brasil, sendo que, no ano passado, mais de 7 mil deles ingressaram na faculdade por meio do Fies. Ao todo, o programa financia hoje os estudos de 22 mil alunos de medicina.
“Com o Fies, com o ProUni, com a ampliação das vagas nas nossas universidades federais e nos institutos tecnológicos, com a Lei de Cotas, nós estamos removendo aquelas velhas barreiras que durante muitos anos impediram os nossos jovens de entrar em uma universidade.”

domingo, 28 de abril de 2013

Presidente Jânio Quadros: Projeto que propõe doação de lotes, é aprovado na câmara


Depois de enviado para a comissão de legislação, justiça e redação final para discussão, foi apresentado e aprovado em primeira em votação na casa, o projeto substitutivo que condiciona o executivo a doação de lotes para famílias de baixa renda.
Foi aprovado em ultima votação o projeto de lei que trata da concessão de diárias para servidores públicos. aprovado também em caráter de urgência urgentíssima, o projeto de lei que permite a prefeitura a contratar financiamento junto ao Banco do Brasil. Todos os vereadores votaram favorável aos dois projetos.
O Presidente Miguel de oliveira fez a leitura do oficio enviado a casa pelo poder executivo, que trata das indicações feitas pelos vereadores.
Em seguida o 1° secretário Celso Teixeira, fez a leitura do manifesto enviado pelo conselho tutelar em repudio ao vereador Nildo Mirante. Em tribuna ainda, o mesmo fez a leitura da proposta de alteração do regimento interno da CMPJQ, de autoria dos vereadores: Celso Teixeira(PT), Luis Moreira(PRTB) e Nildo Mirante(PCdoB). 
Em seguida o Ver. Celso Teixeira, um dos autores da proposta, fez a defesa dessa alteração. Apenas o ver. Robério Almeida(PDT), votou contra.
Em seguida o 1° secretário fez a leitura da mensagem enviada a casa pelo jovem Francisco Junior, pedindo mais ações e esclarecimento por parte do legislativo e executivo.
Na tribuna o ver. Robério Almeida fez um discurso voltado ao manifesto do conselho tutelar, e ao discurso do ver. Nildo mirante na sessão passada.
Em seguida o ver. Nildo Mirante se defendeu do manifesto feito pelo conselho tutelar, e disse que fez seu pronunciamento sem intenção de desmerecer o conselho, continuou seu discurso esclarecendo diversos pontos indagado no manifesto.
Em tribuna o ver. Celso Teixeira cumprimentou o prefeito por apresentar a secretaria de agricultura e meio ambiente, Ana Paula; falou da composição do conselho municipal, terminou seu discurso falando do projeto de lei de doação de lotes.
Em seguida o ver. Diogenes soares(PR) disse que ficou satisfeito com a criação da secretaria da agricultura,terminou falando do projeto que trata da doação de lotes.

Portal Jânio Quadros

sábado, 27 de abril de 2013

Mais 20 municípios recebem retroescavadeiras para combater os efeitos da seca na Bahia


 Por: Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia
Vinte municípios do interior da Bahia receberam nesta quinta-feira (25) retroescavadeiras, dentro das ações estruturantes do Estado no combate aos efeitos da seca. O evento aconteceu em Feira de Santana.
As retroescavadeiras também podem ser usadas para melhorar os acessos às comunidades rurais, aumentar a disponibilidade de água para os agricultores familiares, promover a limpeza de aguadas e ampliar a capacidade de armazenamento de água nas barragens.
Os municípios beneficiados com esta nova entrega são Anagé, Andorinha, Barra, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Buritirama, Caetanos, Cansanção, Filadélfia, Iaçu, Itiúba, Macajuba, Manoel Vitorino, Mirante, Mulungu do Morro, Nordestina, Pindobaçu, Planaltino, Rafael Jambeiro e Várzea Nova.
Segundo a chefe-de-gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Eliana Boaventura, que representou o governador Jaques Wagner no evento, no ano passado, foram entregues 91 retroescavadeiras. Agora, são 20 para as cidades que não têm orçamento para aquisição desses equipamentos. “Mais 220 devem ser entregues ainda este ano para municípios do interior”.
Renegociação de dívidas dos agricultores familiares
Entre as ações do governo da Bahia, em parceria com o governo federal, também está a renegociação de dívidas dos agricultores familiares, além da doação de grãos e de outros maquinários. “O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) se insere na estruturação produtiva do país e desde o ano passado estamos fazendo a entrega desses maquinários aqui na Bahia e em todo o Brasil. No segundo semestre deste ano, faremos as licitações e agendamentos de entrega de um caminhão-caçamba, um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira para diversos municípios baianos, conforme anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 2 deste mês, na reunião da Sudene”, afirma o delegado federal do Desenvolvimento Agrário, Welliton Rezende Hassegawa.

ARACATU: MINISTÉRIO PÚBLICO MANDA PREFEITO NOMEAR CONCURSADOS




·        Nesta sexta-feira (26) o prefeito Sérgio Maia (PV), depois de muito relutar, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.
Com a assinatura do TAC, o gestor tem por obrigação, a partir de agora, regularizar a situação de todos os agentes públicos contratados pela Administração Pública Municipal após o dia 05 de outubro de 1988, que estejam em desacordo com o que determina o art. 37, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, principalmente, daqueles que foram contratados após 1º de janeiro de 2013.
Então, de acordo com o documento, o prefeito fica impedido de fazer novas contratações sem o devido concurso público, o que foi considerado uma grande vitória por parte da presidente do Sinsera, Ana Célia Oliveira, que vem liderando um forte movimento, que provocado pelo que os servidores insatisfeitos definiram como "ações arbitrárias e perseguidora".
"O prefeito estava querendo descumprir a Lei, pois estava contratando pessoas ao seu bel prazer, as quais compõem o seu grupo político, numa clara afronta à Constituição Federal, mas, agora, eles terão que ser desligados dos quadros da prefeitura, já que estavam irregulares", alegou.
Ela ainda ressaltou que "além dessas contratações irregulares, o prefeito efetuou um remanejamento que não passa de uma forte perseguição política, mas, agora, com a pronta atuação do Ministério Público, acredito que essa situação deva ser normalizada".
E finalizou declarando que "quero parabenizar o grande trabalho do Ministério Público, que mais uma vez cumpriu com grande brilhantismo o seu papel de guardião da Lei". Afirmou










Aracatu: Reunião da Câmara 26/04/2013



Aconteceu nesta sexta feira (26) mais uma reunião da câmara de vereadores de Aracatu Bahia. Teve inicio as 14:00 horas, todos os vereadores esteve presentes, a abertura foi feita pelo o secretário Ênio César que leu a ata da sessão anterior, em seguida passou a palavra aos vereadores que expuseram seus projetos e fez suas revindicações ao executivo municipal. Desta vez os membros da situação foram menos críticos,  não citou a ex gestão e não rebateu colocações dos colegas. Já os vereadores da oposição mais uma vez lamentou a situação em que se encontra o município de Aracatu, para eles os principais setores estão em situação precárias, a exemplo da saúde, estradas e educação.

                       VEJA VÍDEOS

Leitura da ata da sessão anterior
Leitura de documentos elaborado pelo o executivo em que rege normas da lei de diretrizes orçamentária
A Vereadora Fátima Messias cobrou o transporte para os alunos das comunidades de Lagoa de Santana e Lagoa Nova
Os Vereadores Zé de Sudário e Manoelito Cordeiro lamentou a situação precária da educação
O Vereador Harly Correia parabenizou a luta do SINSERA e diz confiante na justiça
O vereador Flores Barbosa diz que a prefeitura não está repassando em dia os valores da câmara de vereadores, para ele o prefeito está deixando de pagar mais de R$ 2.000.00 mil todo mês. Já o vereador Wilber Aguiar falou de propostas para melhorias na agricultura e pecuária e afirmou que o município está muito complicado na questão de emprego e da vida financeira
O Vereador Branco Leite falou que a Diocese de Livramento vai realizar construções de cisternas no município de Aracatu e ele tem um projeto de implantação de jogo de Xadrez nas escolas para melhorar a coordenação motora dos alunos




quinta-feira, 25 de abril de 2013

MAIOR MINA DE DIAMANTES DO BRASIL É DESCOBERTA NA BAHIA



·                                 A maior mina de diamantes do Brasil foi encontrada no último dia 19 de abril no pequeno Município de Nordestina, na Bahia. A Agência CNM conversou na manhã desta terça-feira, 23, com o prefeito Wilson Araújo Matos, que fala das expectativas de crescimento local após essa recente descoberta.
Desde 2008, a empresa Lipari Mineração (de origem canadense) iniciou pesquisas em Nordestina, mais especificamente na mina nomeada de Braúna. "Com a descoberta, a produção de diamantes no Brasil vai aumentar 495%.", conta o prefeito. Só no primeiro, dos 22 lotes, a Lipari vai investir R$ 100 milhões para produzir 225 mil quilates por ano.
A mina Braúna fica em terras particulares e a empresa pagará pela exploração. A previsão é de sete anos de trabalhos na mina. Isso fará de Nordestina o maior produtor de diamantes brutos da América do Sul. A produção deve começar em 2015.Licença, arrecadação e investimentos
Nordestina se localiza no semiárido da Bahia, a 359 Km da capital, Salvador. A população local é de 12,5 mil habitantes. De acordo com o prefeito, os recursos naturais não devem ser prejudicados. "Eles têm licença. Não vão agredir o meio ambiente e nem usar produtos químicos, só água. E eles já fizeram uma tubulação", explica Wilson.
Por causa dos diamantes, Nordestina deve arrecadar R$ 5 milhões por ano de royalties mineral. "Ainda serão criados no mínimo 500 empregos diretos. Fora a arrecadação do Imposto Sobre Serviços, entre outros", diz o gestor.
Além do aumento de receita, Nordestina deve ganhar em infraestrutura. "A empresa prometeu melhorar as estradas vicinais. E os empresários se prontificaram a melhorar o local". Para o transporte da nova riqueza, a Lipari Mineração deve construir um aeroporto na cidade.
Os investimentos em infraestrutura são importantes, porque a descoberta deve atrair novos moradores. "Não tenho dúvida de que vai inflacionar tudo." Wilson Araújo Matos conta que, com os novos recursos, vai potencializar a Educação, a Saúde e o Saneamento em Nordestina, que também produz ouro.
A economia local era baseada na agricultura, agora é na mineração.

Luís Eduardo Magalhães: Avião cai e empresário morre


Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (25) no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Com a queda, a aeronave pegou fogo. Empresário do ramo do negócio e morador de Barreiras, Dirceu Montani Filho morreu no acidente. Segundo o Correio, ele deixava o estado para visitar uma de suas fazendas no Piauí. Um amigo da vítima relatou que o avião, modelo Elite VFR, perdeu força após decolar e caiu na cabeceira da pista. Dirceu era casado e tinha uma filha de 1 ano e dois meses.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ministra diz que novos prefeitos precisam melhorar a gestão


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse, nesta quarta-feira (24), que os novos prefeitos vão precisar aprimorar a gestão e investir em boas propostas para realizar mais projetos durante o mandato. "O macrodesafio que parece estruturante e desdobra os outros é a melhoria de gestão. Para dar conta das expectativas é necessário apostar na visão global e identificar principais problemas e questões que precisam ser resolvidas nos próximos quatro anos. Exercício concreto e objetivo não é gastar meses", afirmou, na abertura dos debates do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. Para ela, os gestores precisam repensar o enfoque das políticas e adotar experiências que já funcionam em outro lugar. “Não vamos inventar a roda em só quatro anos. Dessa forma, se ganha tempo de reflexão e faz novos ganhos, com novas abordagens", aconselhou. Na avaliação da ministra, também há a necessidade de constituir um sistema de monitoramento de ações capaz de identificar gargalos e atuar com antecipação para ajudar na área responsável. "[É preciso] escolher onde vale a pena interferir para que as ações se realizem com mais facilidade", ressaltou a titular do Planejamento. Informações da Agência Brasil

Governo vai entregar 2,6 mil ônibus escolares a mais de 4 mil municípios



23/4/2013 | Por: Partido dos Trabalhadores
A presidenta Dilma Rousseff disse nessa terça (22) que o governo federal vai comprar ainda este ano 2,6 mil ônibus escolares a serem distribuídos em mais de 4 mil municípios em todo o país.
No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, Dilma destacou que o investimento de R$ 2,7 bilhões já garantiu a compra de 13.440 ônibus escolares desde o início de seu mandato por meio do Programa Caminho da Escola.
“Eles permitem que milhões de crianças tenham acesso à educação, principalmente aquelas que vivem nas áreas rurais. Antes dos ônibus do Caminho da Escola, muitas dessas crianças seguiam para as salas de aula em veículos improvisados, nas garupas de bicicleta ou nas traseiras de caminhões, sem nenhuma segurança.”
A presidenta comentou ainda a entrega de máquinas e equipamentos como retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba a municípios com até 50 mil habitantes, na tentativa de ajudar as prefeituras a manter as estradas vicinais em boas condições.
“É muito importante dar condições para que esses municípios do interior do nosso país cresçam e se desenvolvam. Assim, nós melhoramos a distribuição regional da renda e damos aos habitantes do interior do nosso país melhores e maiores oportunidades de melhorar de vida.”
Na área da saúde, Dilma falou sobre a compra de ambulâncias para expandir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao todo, foram adquiridas 2.180 unidades a serem distribuídas em mil municípios brasileiros.
”O governo faz muitas compras porque precisa oferecer bons serviços à população. Mas é importante que o governo use seu poder de compra para estimular as indústrias, gerar empregos e aumentar a renda dos trabalhadores aqui no Brasil.”

terça-feira, 23 de abril de 2013

Lula será colunista no jornal New York Times


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará uma coluna mensal que será distribuída pela agência do jornal norte-americano The New York Times. O contrato foi assinado nesta segunda-feira (22), nos Estados Unidos, informa o Estadão. Segundo a assessoria de Lula, os textos da coluna vão abordar temas como política, economia internacional e iniciativas para o combate à fome no mundo. Ainda não há informações sobre a estreia do futuro colunista. O acordo foi assinado com o diretor-geral do serviço de notícias do New York Times, Michael Greenspon. Lula estava em Nova York para participar da entrega do prêmio “Em Busca da Paz”, conferido pelo International Crisis Group, organização voltada a prevenção de conflitos internacionais. No começo do mês, o jornal norte-americano publicou um artigo de Lula, sobre a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e afirmava que o venezuelano deixaria um "grande legado". Em 2004, o jornalista norte-americano Larry Rohter, correspondente do New York Times no Brasil, criticou em um artigo o então presidente Lula pela forma, segundo ele excessiva, com que o petista consumia bebida alcoólica. Pela crítica, o articulista quase foi expulso do país – o Ministério da Justiça chegou a anunciar a expulsão de Rohter. 

domingo, 21 de abril de 2013

Evangélicos tem forte atuação nas Assembleias Legislativas


Em quase todas as Assembleias Legislativas dos estados brasileiros, o número de deputados evangélicos cuja atuação política é pautada por sua religião é bem maior que o de católicos – apesar de, em todos os estados, os que se declaram católicos ainda serem maioria da população – é o que revela levantamento inédito feito do Estado. Assim como no Congresso Nacional, que tem uma frente evangélica oficial, nos legislativos estaduais também são os pentecostais que pautam sua agenda parlamentar de acordo com suas convicções religiosas e morais. Segundo reportagem do Estadão, esse é um fenômeno relativamente novo no Brasil, que resulta de uma mobilização de diversas igrejas pentecostais - principalmente a Assembleia de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus e a do Evangelho Quadrangular - para ocupar espaço no Parlamento, além da mídia e do espaço das cidades, com templos espalhados pelo Brasil pelo mundo. Dos estados mais ricos e populosos, o Rio de Janeiro é o que tem a maior fatia de evangélicos militantes em sua Assembleia Legislativa: 21%, próximos dos 29% de evangélicos na população. A região Norte é a que tem as maiores porcentagens. No Estado mais católico do Brasil, o Piauí, não foi identificado nenhum militante dessa fé na Assembleia, que tem 6% de evangélicos engajados politicamente - para 10% de evangélicos na população. As informações são do Estadão.

Governo Federal aumenta valor do Bolsa Estiagem para os municípios do semiarido


O Ministério da Integração Nacional aumentou o valor do Bolsa Estiagem para os municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O valor total do auxílio passou de R$ 720 para R$ 1.520, em parcelas mensais de R$ 80,00. O benefício será disponibilizado à população afetada enquanto perdurar o período da seca.
O aumento do Bolsa Estiagem faz parte do conjunto de medidas emergenciais e estruturantes do Governo Federal para minimizar os efeitos da escassez prolongada de chuvas nos municípios do semiárido.
A resolução que amplia o benefício foi publicada no Diário Oficial da União. A área de atuação da Sudene abrange nove estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia), municípios do Espírito Santo e da região norte de Minas Gerais, além dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, também no estado mineiro.
O Bolsa Estiagem repassou, até março deste ano, mais de R$ 595 milhões, beneficiando mais de 880 mil pessoas. O programa assiste agricultores familiares com renda de até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O pagamento é feito mensalmente por meio do cartão do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Conversa com o Governador


O governador Jaques Wagner citou como exemplos de descentralização do desenvolvimento a implantação de uma fábrica de laticínios em Ibirapuã e a ampliação do parque eólico em Sento Sé, durante o programa Conversa com o Governador. O petista também falou sobre o começo da construção do Complexo de Viadutos do Imbuí. “É para o serviço já começar. É uma obra de R$ 63 milhões, que vai facilitar muito para quem trafega pela Avenida Paralela, oriundo do Iguatemi ou da área do Aeroporto”, disse nesta terça-feira (16), dia da assinatura da ordem de serviço. De acordo com Wagner, a obra faz parte de um conjunto de investimentos realizados em convênio com o governo federal e que somam R$ 1 bilhão. Outro assunto tratado foi o prêmio que o governo receberá em Washington, ainda esta semana, pela construção e operação do Hospital do Subúrbio, na modalidade Parceria Público-Privada. Clique aqui para ouvir o programa.

BN

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aracatu: Associação do Milagre tem novo presidente



                   O presidente Lauzito e o representante do programa Crediamigo

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade do Milagre e região está sob nova direção.  Fundada a mais de 5 anos, já foram vários projetos desenvolvidos para os moradores daquela região, uma associação forte e atuante onde muitos agricultores já se beneficiou com os projetos adquiridos e direcionados para a agricultura familiar dos associados. Agora foi eleito para o mandato de 2 anos o senhor Lauzido Araújo, que traz consigo a esperiência e a vontade de crescer ainda mais reivindicando melhorias de recursos junto aos bancos para investir no desenvolvimento do povo ligados a associação do Milagre.O presidente Lauzito relatou como pretende atuar a frente da entidade.`` Estou indo em busca de mais recursos, quero trabalhar de forma correta cobrando o que for de direito para os trabalhadores e trabalhadoras rurais daquela comunidade, sempre tive vontade de voltar a presidência e agora foi a vez, agradeço os 70% dos votos que me elegeu como presidente, vou de encontro aos bancos e também aos chefes políticos para fazer parcerias trazendo equipamentos, empréstimos, poços artesianos e outras coisas importantes para o meio rural.´´

Aracatu: Os vereadores Branco Leite e Harly Correia fala ao blog

Os vereadores Branco Leite (PPS) e Harly Correia (PTN) falou ao blog após a última reunião da câmara dia 12/04/2013. Os quais falaram dos projetos e reivindicações que vem sendo discutidas nos primeiros meses de gestão.A cada dia o clima fica mais quente entre eles que defendem com dedicação suas propostas e ideais nas seções do legislativo. Os dois vereadores vem travando fortes discussões em defesa das suas propostas a ponto de elevar a voz tornando o ambiente mais atrativo por parte dos visitantes. Tudo indica que essa demanda vai longe porque os dois tem fortes isentivos e disposição e já são considerados líderes da casa por partes dos seus apoiadores

                                                   Vídeos



 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ARACATU: REUNIÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 12/04/2013



Aconteceu hoje (12) mais uma reunião da câmara de vereadores de Aracatu Bahia. Todos os vereadores esteve presentes, houve pouca participação de público, no entanto o clima entre os vereadores ficou tenso pois o presidente da casa encerrou a seção antes da hora porque  os vereadores Harly Correia (PTN) e Branco Leite (PPS) elevaram as palavras em tom de discordância. Já os os demais vereadores manteve  as mesmas colocações, oposição defendendo o plano de carreira dos servidores e situação atacando o ex prefeito e dizendo que ainda é cedo para trabalhar com o argumento que estão arrumando a casa.

                                           
                                                          Vídeos
 


 

  
 



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aracatu: Quadra exportiva do Morro de Souza em péssima situação




A quadra exportiva do Morro de Souza foi construída na gestão do prefeito Sílvio Maia Filho no final do seu mandato,porém não houve inauguração porque não havia mais tempo,obedecendo normas da lei eleitoral.Construída no final de 2013 com muito esforço, é de grande valor para o desenvolvimento cultural dos moradores daquela região,no entanto a mesma  se encontra bastante estioradas sem os devidos cuidados por parte dos responsáveis. As proteções dos vestiários estão quebradas,os vasos entupidos de terra,a porta de um dos banheiros estão arrancados,o telhado está furado,o teto dos vestiários despencou e há muita sujeira no local.Conversamos com um dos alunos,que preferiu preservar sua identidade e nos relatou: “A quadra está nessa situação a mais de dois meses,até agora não apareceu ninguém pra consertar e fica aberta durante a noite,queremos um ambiente decente.”











 
                                                        Fotos: Ariana Silva

terça-feira, 9 de abril de 2013

ARACATU: SINDICATO E SERVIDORES PARTICIPAM DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE BRUMADO

A reunião foi pautada nas denúncias das contratações e remanejamentos que acabaram gerando uma crise negativa na atual gestão

Autor: Daniel Simurro
 
O grupo foi liderado pela presidente do Sinsera, Ana Célia Alves Oliveira (penúltima da esquerda para à direita) (Foto: Daniel Simurro)
·         Os remanejamentos e contratações que foram efetuados desde o início da gestão do prefeito Sérgio Maia, iniciaram uma forte queda de braço com o SINSERA - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracatu.
Dando prosseguimento ao enfrentamento à atual gestão, uma comissão do referido sindicato, comandada pela presidente da entidade Ana Célia Alves Oliveira, se reuniu, nesta segunda-feira (08), com o promotor Paulo César de Azevedo, na sede da Promotoria Pública de Brumado.
O Brumado Urgente esteve presente no MP e falou com a presidente Ana Célia Oliveira que citou que "na reunião ficou claro para nós do sindicato que o Ministério Público tem total conhecimento das denúncias que fizemos, as quais mostram claro favorecimento a apadrinhados políticos do atual prefeito, os quais foram beneficiados com benesses contratuais".
Ela continuou explicando que "já foram feitas 139 contratações de servidores, a grande maioria que tem ligação direta com o prefeito, o que mostraria que existe mesmo o favorecimento".
A presidente ainda relatou que "no caso das transferências a situação também é absurda, já que mais de 71 filiados foram transferidos de local de trabalho, sem a mínima explicação, para locais muito distantes e, o que é pior, não está sendo dado o difícil acesso, que é um direito legal do servidor e que não está sendo observado, o que, em nossa opinião, é uma ilegalidade, tendo que ter a devida punição da Justiça".
Questionada sobre a análise da reunião, ela descreveu que "a reunião foi extremamente positiva, já que o promotor se mostrou muito inclinado a fazer a devida apuração dos fatos, tanto que ele nos garantiu que na próxima sexta-feira (12) ele vai ouvir o prefeito Sérgio Maia para que o mesmo possa dar as devidas explicações sobre as denúncias".
E finalizou fazendo uma projeção positiva, ao citar que "estamos muito confiantes na solução dessa situação e esperamos que os nossos filiados voltem aos seus postos de trabalho de origem, com a devida anulação das transferências e de outras irregularidades que foram denunciadas por nós do sindicato".

Fonte: Brumado Urgente

sábado, 6 de abril de 2013

Bahia receberá 80 mil toneladas de milho entre abril e maio


Entre os meses de abril e maio a Bahia deve receber 80 mil toneladas de milho, do total, 20 mil chegarão ao estado de navio. A decisão foi tomada pelo secretário de Agricultura, Eduardo Salles, durante reunião no Palácio do Planalto com os secretários executivos de diversos ministérios e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dos secretários de Agricultura dos estados nordestinos. As demais 60 mil toneladas virão por transporte terrestre, ensacadas e postas nos armazéns da Conab.O produto será vendido para os criadores familiares por R$18,12, sendo que cada produtor poderá comprar, no máximo seis mil quilos. Os recursos gerados serão aplicados na produção de volumosos para distribuição aos criadores familiares. “Nesse momento, alimentar os animais somente com milho é como querer engordar uma pessoa com caviar. Nós precisamos viabilizar também o volumoso para juntar ao milho, e dar sustentabilidade ao rebanho destes produtores”, explicou o secretário. Sobre a estiagem, Salles afirmou que no dia 22, em Petrolina, serão discutidas ações preparatórias para o pós-seca, como a recuperação das pastagens.

BN

Educação básica: 20% dos professores não tem curso superior


De cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois não têm diploma de ensino superior. O Censo Escolar 2012 revela que dos 2.101.408 professores brasileiros – 459 mil – não chegaram à universidade, informa o iG. O levantamento mostra que há docentes sem formação a trabalhar no ensino médio, apesar de o maior índice de professores não graduados ser maior nas turmas da educação infantil. Ainda de acordo com os resultados do censo, entre os 1,6 milhão diplomados, cerca de 224 mil não cursaram licenciatura, modalidade que prepara professores. “A profissão docente é muito complexa e requer formação específica e séria. A qualidade da educação está intimamente ligada à qualidade do profissional da educação. Aquela visão de que basta boa vontade e gostar de crianças está ultrapassada”, afirma a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Pilar Lacerda, ao defender que todos os professores devem ter formação superior.