quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Morre a forrozeira Clemilda aos 78 anos


 
                                      Foto:Divulgação

A cantora Clemilda , de 78 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (26), em um hospital de Aracaju (SE). A artista, que tinha histórico de hipertensão e mal de Parkinson, lutava contra as complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em maio deste ano, e seu estado de saúde piorou ainda mais, em decorrência de uma pneumonia. Ela foi velada nesta manhã, na Organização Social de Assistência à Família (Osaf), e o enterro aconteceu  as 16h, no Cemitério São João Batista, na capital sergipana. Com 50 anos de carreira, a forrozeira Clemilda lançou 40 LPs e seis CDs, tendo recebido dois discos de ouro e dois de platina. Ela ficou conhecida nacionalmente com o sucesso “Prenda o Tadeu” e “Forró Cheiroso”, mais conhecido como “Talco no Salão”. Em programas de televisão a artista liderou audiência mostrando as raíses do forró em todo nordeste e conquistou um público imenso nos anos 70 e 80.

Aracatu: Profissionais da Educação debatem Plano de Carreira

Ontem (25) os professores do município de Aracatu reuniram para  discutirem  o Plano de Carreira, a pauta principal foi a análise de pequenos itens que divergem  e dificultam parte dos direitos trabalhistas dos profissionais ao longo de sua carreira. Estiveram presentes  professores,  assessores, vereadores e sindicalistas do Sinsera e Sinserv, o plano foi lido e analisado com cautela, alguns itens passaram  por ajustes, dúvidas foram sanadas e a reunião só terminou depois que houve acordo de todos os professores. O plano agora será enviado ao Gestor Municipal para ser assinado e devolvido para Câmara para ser votado, se chegar a tempo o mesmo será  aprovado ainda nesta sexta feira dia 28.

Conversamos com a advogada Valesca Silveira que representa o Sinsera e ela disse:. " O que aconteceu ontem em Aracatu foi uma coisa inédita, muito importante para o município, profissionais de pensamentos opostos sentaram juntos para analisar e debater uma coisa de grande interesse da população que é o avanço dos direitos e deveres dos profissionais da nossa educação, foi muito bonito ali, professores, vereadores, sindicalistas todos juntos num só objetivo. A reunião foi muito aproveitosa porque os professores discutiram leis que são favoráveis aos interesses da categoria, analisamos o plano e com o consenso de todos  os presentes fizemos ajustes interessantes e necessários para a classe, acreditamos que todos os vereadores serão favoráveis, o sonho da Legalização do Plano agora está nas mãos do Executivo, agora resta saber se ele vai sancionar ou não." Conclui .
                                                                                         




terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aracatu: Associação do Coqueiro recebeu trator agrícola hoje (25)

Hoje(25) em Aracatu a Associação dos Produtores Rurais do Coqueiro recebeu um trator agrícola novo com todos os implementos necessários para os trabalhos desenvolvidos nas lavouras. O maquinário veio com todos os equipamentos necessário para o cultivo da terra, o  trator foi conquistado através da CAR(Compania de Desenvolvimento e Ação Regional) e foi resultados de emenda parlamentar dos Deputados Waldenor Pereira(PT) e Zé Raimundo Fontes(PT). O projeto da aquisição do bem foi elaborado pela  Associação  do Coqueiro com a participação das Associações de  São francisco e Lagoa do Sertão e irá beneficiar primeiro os associados que estiverem em dias com suas  obrigações.

Conversamos com a Presidente da Associação do Coqueiro Dona Maria da Glória Leite, que relatou sobre a conquista do maquinário “  É uma felicidade grande de conquistar um bem tão importante  para a comunidade, foi uma luta muito dura , mas valeu a pena, porque agora nossos associados vão poder ter mais ânimos e ter a chance de desenvolver em suas terras , vão produzir mais e assim aumentam o desenvolvimento da nossa região, o nosso tratorista Laércio já tem experiência com esse tipo de máquina e vai a Vitória da Conquista tomar o curso preparatório  para fazer um trabalho com conhecimento amplo. Ainda esta semana vamos reunir com os associados para discutir e organizar uma planília  na ordem para atender a todos os  associados que fazem parte das nossas organizações. Estou muito feliz “.Afirmou.




sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sessão da Câmara: Tumulto e revolta pelo Plano de Carreira

Hoje(21) a reunião da Câmara de Vereadores de Aracatu foi bastante nervosa, o motivo foi a votação do Plano de Carreira dos Professores que seria votado hoje. Um grupo de profissionais da educação e sindicalistas  vieram até  a casa Legislativa no intuito de acompanhar de perto a votação do projeto, no entanto a votação foi adiada para a próxima sexta -feira porque o vereador e presidente Flores Barbosa (PR) alegou que não poderia votar o projeto na íntegra por que todo projeto tem que ser analisado com tempo e com muito cuidado para o mesmo ao invés de ajudar , não atrapalhar as atividades dos profissionais no futuro, o parlamentar disse ainda que deve haver uma análise minuciosa no plano em pauta afirmando que no mesmo contém  pontos que não coincide com a realidade dos direitos trabalhistas reivindicados pelos os profissionais  e fechou seu pronunciamento dizendo que o projeto foi enviado pra ser votado  sendo sancionado pelo executivo e que todo projeto tem que ser passado pela Câmara primeiro,  para depois ser sancionado, e finalizou dizendo que o projeto será votado , mas que haverá uma emenda para pedir esclarecimentos nos  pontos que deixam dúvidas no referido plano elaborado pela comissão.

No final da seção alguns professore se exaltaram e discutiram com os vereadores. 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Aracatu: Associação do Coqueiro consegue trator através dos deputados Zé Raimundo e Waldenor

Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo promoveram nesta segunda-feira (17), um ato de assinatura dos contratos, em que 28 associações de pequenos agricultores receberam uma nova remessa de tratores com todos os implementos. Os tratores, entregues através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/CAR, foram resultado de emendas parlamentares.
As associações beneficiadas estão distribuídas por 21 municípios: Aracatu, Belo Campo, Brumado, Caraíbas, Caetité, Caculé, Condeúba, Cândido Sales, Dom Basílio, Candiba, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Mirante, Tremedal, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Tanhaçu, Piripá, Vitória da Conquista e Sebastião Laranjeiras.
Waldenor lembrou a atenção que o setor rural está recebendo nos governos Lula, Dilma e Wagner. “A entrega desses tratores só foi possível em razão das eleições dos nossos governos petistas, que priorizam a agricultura familiar.”
O deputado Zé Raimundo parabenizou as associações e falou de sua alegria em participar desse ato. “A agricultura familiar é uma das bandeiras que os nossos mandatos defendem, em Brasília e aqui na Bahia. Nesse sentido, quero destacar as ações do deputado Waldenor, que tem priorizado em suas emendas os pequenos agricultores”.
Participaram do evento, além dos presidentes das associações beneficiadas, lideranças políticas dos municípios atendidos, dirigentes da CAR e o gerente da empresa Módulo Rural (vencedora da licitação).

Outros 22 tratores serão entregues ainda esse ano, frutos de uma segunda emenda parlamentar.


sábado, 15 de novembro de 2014

O esporte aracatuense está em luto

                                                           Foto: Facebook
De forma repentina perdemos um grande guerreiro e um dos nomes mais conhecidos do nosso futebol, conhecido por todos os aracatuenses esse garoto já fez a alegria de muita gente por onde passou mostrando seu talento nas quadras e nos campos de futebol, era um atleta decisivo no esporte, pois com seus pés talentosos já decidiu na garra que tinha vários campeonatos de futebol e futsal e como era o destino ele partiu fazendo que sempre mais gostava de fazer, jogando bola com os amigos no lugar preferido perto dos seus parentes, um menino bom, amigo e bastante educado que comunicava com todos a sua volta. No início da noite passada ele partiu, vítima de um infarto fulminante quando  jogava bola no ginásio de esportes de Aracatu, Fábio Santana Santos (Telê) como era conhecido  deixou um legado e também um vazio no esporte de Aracatu,  pois tinha muitos fãns  e admiradores do esporte, já atuou em times grandes e contribuiu para o desenvolvimento do nosso esporte.


Um grande amigo, um bom filho, um grande talento, Telê deixa muita saudade

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Aracatu: Colégio Coronel Cândido realiza 1º Fórum de Pais

Hoje (13) o colégio estadual Coronel Cândido  Silveira Santos de Aracatu, realizou o 1º Fórum de Pais com o tema “ limites”, estiveram presentes professores, diretores, coordenadores e um expressivo número de pais de alunos. A abertura do evento  foi feita pela gestora do colégio Ouga Neta que falou da importância de se reunir para apresentar os trabalhos prestado frente a entidade e também para esclarecer pontos positivos no desenvolvimento dos alunos, em seguida os presentes assistiram um vídeo em que explica as formas de impor limites aos filhos e aos alunos no intuito de ter um desenvolvimento educacional de ordem positiva. A psicologa do NASF ( núcleo de assistência de saúde da família) reforçou a ideia de interação dos pais com os alunos  e ainda discutiram juntos com pais  a forma de impor limites, também foram apresentados trabalhos artísticos construídos pelos alunos do colégio e apresentação musical com artistas  da nossa cidade.






















quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aracatu: Flores da caatinga

Nossa flora é muito rica e apresentam  uma grande diversidade de árvores e flores, que embelezam  a paisagem com as mais variadas  cores e aromas, basta um pouco de chuva para a nossa caatinga  mostrar todo seu potencial. As   chuvas  que caí em nossa região traz muita riqueza ao nosso sertão, além de amenizar a seca e produzir os alimentos em nossas lavouras, nas árvores desponta vários tipos de flores transformando nossa vegetação na coisa mais linda do mundo, muitas delas tem cheiro agradável e atraem  as abelhas que usam o polem para a fabricação do mel. Essas fotos foram feitas em 2013 na fazenda Lagoa do Sertão no município de Aracatu, agora o periodo chuvoso recomessou e provavelmente em breve as flores estarão desabrochando novamente.