segunda-feira, 30 de março de 2015

Filho de catadora de lixo passa em 1º lugar em vestibular de Universidade Federal


Filho de uma catadora de lixo, Thompson Vitor, de 15 anos, passou em primeiro lugar no vestibular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ele vai cursar Multimídia no local ainda este ano. O exemplo de força de vontade e superação chamou a atenção da mídia. Thompson acorda todos os dias às 05h30 e percorre 6 km de bicicleta para chegar à escola. A família mora em Alecrim, em Natal, capital do estado. De família humilde, o garoto estudava utilizando os livros encontrados pela mãe no lixão. “Eu pegava os livros que os ricos jogavam no lixo e trazia pra casa. Eu dava pra eles aqueles livros bonitinhos e colocava eles pra estudarem. Aí eu incentivei eles a gostarem de livro”, contou Rosângela, mãe do garoto ao Portal Terra. Em 2014, Thomson fez o exame de seleção do IFRN, mas não alcançou nota suficiente para a aprovação. Neste ano, incentivado pelos professores, ele prestou novamente o vestibular e passou. “Só sei que não estudo por obrigação, estudo porque gosto. É o que falo pra todo mundo, estudar pra mim é como uma arte. E não tem muito segredo, tem que ter foco“, disse ele.

Terra

sexta-feira, 27 de março de 2015

Com 120 anos, baiana pode ser a mais velha do mundo: 'Eu quero é mais'

Perguntada sobre o segredo da sua longevidade, Vovó acredita que foi um querer de Deus. "Ele quis e estou aqui". (Foto: Eli Cruz/iBahia)


Com um sorriso no rosto e unhas bem feitas. Foi assim que Vovó recebeu a equipe de reportagem do iBahia na tarde desta quarta-feira (25). A anciã, que pode ser uma das mulheres mais velhas do mundo, se chama Eurides Fagundes e ganhou o apelido carinhoso das cuidadoras da Associação Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente Portador de Câncer (ASGAP), no bairro de Cidade Nova, em Salvador, onde ela vive há 17 anos. Dona Eurides soma 120 anos bem vividos. Nasceu no dia 6 de dezembro de 1894, em Salvador, segundo sua carteira de identidade, mas contesta e diz que nasceu e foi criada em Caboto, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. Para se ter uma ideia, ela chegou a conhecer Lampião e Maria Bonita que, por sinal, nasceram depois dela, em 1898 e em 1911 respectivamente. "Ele assustava todo mundo e não existia aquele que não tivesse medo", conta.  Sem filhos e sem nunca ter casado, dona Eurides conta que após uma paixão não correspondida, ainda na adolescência, resolveu esquecer os homens. "Tinha um rapaz que morava perto da minha casa e que eu gostava, mas as 'raparigas' sempre tomavam ele de mim. Quando ele foi trabalhar em Nazaré das Farinhas, voltou com outra, aí eu não quis saber mais de ninguém", revelou. Vivos e que ela tenha ainda relação, sobraram apenas alguns sobrinhos que moram em Candeias e que vão visitá-la em datas comemorativas. "Vou passar essa Páscoa com eles. Em dezembro (mês do seu aniversário) eles estiveram aqui", lembra. Vovó foi morar na casa de apoio após uma cirurgia, em 1995 no Hospital Santa Izabel, para a retirada do útero após descobrir um câncer na região e foi quando o vice-presidente da casa, Jorge Brito, resolveu adotá-la.  "Na época da cirurgia (quando tinha 101 anos) ela precisava de acompanhamento e deveria ter alguns cuidados especiais e o vice percebeu que ela não teria esses cuidados em Candeais - onde ela morou com os familiares por alguns anos - então ele decidiu deixá-la na casa mesmo curada" explica Maria Helena, cuidadora de Dona Eurides há dois anos.

Herzem Gusmão pede para governo suspender a cobrança de vistoria veicular

O deputado Herzem Gusmão (PMDB) cobrou nesta quarta-feira (25) do governador Rui Costa a suspensão da cobrança de vistoria de veículos na Bahia.

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar afirmou que os brasileiros que se esforçam para comprar carros pagam muitos impostos. “Eles (os proprietários) pagam IPI, ICMS, PIS, Cofins, IPVA, DPVAT, selagem de placa e a placa. Não satisfeito com tudo isso, o governo autorizou um aumento absurdo para a vistoria”, afirmou o parlamentar.

Ainda em seu discurso, Herzem Gusmão lembrou que deputados do PT de Mato Grosso do Sul solicitaram a revogação da portaria no estado. “Nós queremos que os deputados do PT e dos partidos que dão sustentação ao governo tenham a mesma opinião porque nós, da oposição, somos totalmente contrários à cobrança.

Os deputados têm de defender a sociedade baiana e não o governo”, concluiu Herzem Gusmão.


FONTE: Política Livre

domingo, 22 de março de 2015

Aracatu: Aniversário de Rael



Hoje é uma data especial  para Israel Teixeira Lopes (RAEL) o mesmo  comemora  mais um ano de vida em auto estilo, rodeado das pessoas que ele mais gosta proporcionou uma festa muito linda, ao mesmo tempo em  que foi homenageado por todos aqueles que o admira. Rael é bastante conhecido por ser uma pessoa muito alegre e descontraído e tem amizades por onde passa, é um homem digno e trabalhador, tem uma família linda e honrada e como comerciante leva a profissão com muita dedicação.


Parabens Rael, Feliz Aniversário