segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vítimas da seca recebem água contaminada em caminhões-pipas

Segundo reportagem que foi exibida no Fantástico deste domingo, vítimas da seca no Nordeste recebem água contaminada em caminhões-pipa. São 835 cidades, em nove Estados, totalizando quase quatro milhões de pessoas que recebem água por este meio e sofrem com o problema. O principal responsável pela distribuição de água no semi-árido brasileiro é o Exército, que coordena a "Operação carro-pipa".
Este ano, o governo federal já gastou mais de meio bilhão de reais no programa, que conta com cerca de seis mil "pipeiros", como são chamados os caminhoneiros que distribuem a água. Em alguns casos, os caminhões-pipa utilizam tanques que eram utilizados para estocar combustíveis. A lei manda que quando se esgota a vida útil desses tanques, ele seja incinerado e destruído.
Em entrevista ao programa, Anthony Wong, toxicologista da Faculdade de Medicina da USP, ressalta que "tanque para combustível jamais pode ser usado para armazenar ou transportar água. Sempre vai causar problema de saúde".
Os caminhoneiros recebem do Exército um pagamento de até R$15 mil por mês. Segundo a reportagem, números da Polícia Rodoviária Federal apontam que nos últimos dois anos já foram identificados 70 caminhões-pipa suspeitos de transportar água em tanques que já armazenaram combustível. Esses veículos prestavam serviço para o Exército e também para Estados e prefeituras.



PJQ


Um comentário:

  1. E onde está a reportagem falando sobre Aracatu? Do jeito que está anunciando dá a impressão que o problema é em nossa cidade. Precisa de uma reciclagem nesse Blog, as matérias estão sento feitas as vezes tendenciosas e não explicam direito aos leitores.

    ResponderExcluir