terça-feira, 10 de março de 2015

Aracatu: Terra boa para produção de romã

É comum nessa época do ano ser visto em várias comunidades rurais os pés de romans desse jeito, bonitos, totalmente verdes e com muitas frutas maduras. O fruto é bastante conhecido por ter um grande valor nutritivo e servem para combater várias  infecções a exemplo de feridas e gargantas Inflamadas entre outros. O problema é que no município de Aracatu não tem nem um projeto para industrializar e e fazer a venda do suco  e muitas das vezes os frutos perdem nos próprios pés,  amadorecem, caem e secam ali mesmo.
A romã é uma infrutescência da romãzeira (punica granatum), fruto vulgar no mediterrâneo oriental e médio oriente onde é tomado como aperitivo, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.
É  uma baláustia. é coberto por uma casca coreácea de cor castanho brilhante e contém suco de carmesim, em bolsa individuais, contendo cada uma grande semente, contém alcalóides como a pelieterina e isopelieterina ; e os taninos gálicos
segundo pesquisadores russos, a romãzeira provém da grécia, síria e chipre e também centro do oriente próximo, que inclui o interior da ásia menor, a transcaucásia, o irã e as terras altas do turcomenistão, junto com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.

A  importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário