quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Zé Raimundo vê cenário positivo para 2013

Foto: Blog do Anderson
O ano de 2013 vai exigir ainda mais empenho e maior proximidade do mandato com os municípios onde o deputado estadual Zé Raimundo Fontes vem concentrando atuação política, localizados nas regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, além de outros no Sul e na Chapada Diamantina. Isto por conta do novo cenário resultante das eleições municipais, que ampliaram bastante as prefeituras, que passarão a ser administradas por prefeitos do PT e partidos aliados, bem como o número de vereadores que mantém articulações com o mandato do deputado.
Além da responsabilidade e dos compromissos com a atuação parlamentar propriamente dita, junto às comissões e no plenário da Assembleia, a estratégia de ação do mandato, segundo Zé Raimundo, é continuar trabalhando, juntamente com o deputado federal Waldenor Pereira, de forma cada vez mais intensa, planejada e direcionada politicamente. “Vamos atuar em duas direções: na relação institucional, apoiando e viabilizando relações e parcerias entre os governos federal e estadual e as prefeituras e vereadores aliados; e, onde somos oposição, vamos trabalhar na articulação com as nossas lideranças, valorizando as ações que possam contribuir com o fortalecimento das organizações políticas e organismos da sociedade civil e movimentos sociais, de modo a possibilitar o atendimento de suas reivindicações”.
Nesses horizontes de atuação, o deputado quer dar seguimento às iniciativas de promover, de forma mais ampla, audiências públicas e seminários para tratar das ações federais e estaduais nos municípios; levar as lideranças para apresentar demandas dos municípios aos órgãos públicos e acompanhar as solicitações junto aos mesmos. Atenção especial continuará sendo dada para os programas Luz para Todos e Água para Todos; à melhoria das rodovias estaduais; apoio aos projetos da agricultura familiar; à expansão de programas educacionais, como Pronatec e Topa à implantação de unidades de ensino na zona rural, habitação rural; apoio ao esporte, cultura e lazer, melhoria da infraestrutura e equipamentos para segurança publica e saúde.
Na agenda do mandato consta, ainda, em conjunto com o deputado federal Waldenor, o compromisso histórico com o ensino superior e defesa das universidades e instituições públicas estaduais e federais. Em dimensões mais gerais, o mandato continuará reivindicando e apoiando as iniciativas de investimentos dos governos federal e estadual, especialmente aqueles capazes promover impacto no desenvolvimento socioeconômico da região, gerando novas oportunidades de emprego e renda e melhorando a qualidade de vida para a maioria da população.
2012 de lutas e vitórias
Apesar da conjuntura marcada pela persistência da crise internacional, que vem sombreando também o desenvolvimento econômico na América Latina, o governo da presidente Dilma Roussef vem tomando medidas para manter a economia aquecida, a inflação sob controle, a geração de empregos e a distribuição de renda entre os grupos mais vulneráveis, avalia Zé Raimundo. Nesse contexto cabe destacar a queda dos juros, os mais baixos dos últimos anos praticados no país; a política de crédito, de câmbio, a desoneração de  vários setores da economia, a manutenção de ganhos salariais, de modo a favorecer  a retomada da produção e do aumento do consumo. Registre-se ainda a intensificação de medidas e ações federais voltadas para estimular atividades produtivas, obras de infraestrutura, programas de  inclusão social, entre tantas outras.
“Na Bahia, o Governo Jaques Wagner enfrentou também os efeitos da crise, agravados pela pior seca dos últimos 50 anos, mas continuou agindo para minimizar as suas consequências econômicas e sociais, principalmente procurando proteger os mais necessitados dentre os baianos”, sustentou o deputado.
Nas ações do mandato em prol das regiões de sua atuação, Zé Raimundo faz um balanço bastante positivo. Ajudou a ampliar a eletrificação rural, através do programa Luz para Todos, e a viabilizar ações para mitigar os efeitos da seca, com gestões junto aos órgãos estaduais – Cerb, CAR e Embasa – como também aos ministérios e a Codevaf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – com a construção de cisternas, sistemas simplificados de água e barragens (inclusive os projetos aprovados para os rios Catolé e Pardo), além de perfuração de poços artesianos; abertura e limpeza de tanques, pequenos açudes e barramentos; e a entrega de patrulhas agrícolas mecanizadas e retroescavadeiras.
O deputado computa ainda gestões para levar aos municípios iniciativas nas áreas de saúde, como o programa Saúde em Movimento, novas ambulâncias e implantação de Postos de Saúde da Família (PSFs) e unidades de Pronto Atendimento(UPAS);  segurança, com entrega de viaturas para os municípios e, particularmente para Vitória da Conquista, a implantação da Base Comunitária da PM; Educação, com a construção de colégios de ensino médio; a ampliação de cursos nas universidades federais e nos IFBAs; habitação popular e infraestrutura de transporte, com a luta para agilizar o início da  construção do novo aeroporto conquistense, e a restauração e pavimentação de rodovias estaduais, algumas já concluídas e outras que estão em obras e/ou com  licitações em andamento,  que beneficiam diretamente ou indiretamente os municípios de Carinhanha, Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Lecínio de Almeida, Jacaraci, Mortugaba, Brumado, Caculé, Ibiassucê, Rio do Antônio, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Guajerú, Maetinga, Ribeirão do Largo, Potiraguá, itarantim , dentre outros.
Mas, para Zé Raimundo, a grande vitória foi mesmo do projeto político liderado pelo PT, nacionalmente e na Bahia. Avalia que, apesar da campanha rasteira e raivosa de setores da mídia tentando criminalizar o PT e algumas de suas lideranças, o partido foi o mais votado nacionalmente e na Bahia. A aprovação da presidenta Dilma e de Lula continua alta, da mesma forma do Governador Wagner, principalmente no interior. De modo especial, na região de sua atuação em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira, o PT foi o grande vitorioso, elegendo inúmeros prefeitos. Vice-Prefeitos e vereadores, além de apoiar outros candidatos da base aliada também vitoriosos. Além disso, em muitos munici0pios, mesmo não obtendo a vitória, o partido saiu fortalecido, se constituindo em uma força política com capacidade de influenciar os rumos da política local.
Ações parlamentares
Apesar de ter sido um ano de eleições municipais, que exigiram intensa dedicação do mandato no apoio e mobilização da militância para as discussões e articulações políticas locais, dialogando com os partidos aliados, definindo táticas eleitorais e chapas de candidatos majoritários e às câmaras municipais, Zé Raimundo manteve-se ativo em ações parlamentares, recebendo, em Salvador, as lideranças municipais e encaminhando-as aos diversos órgãos estaduais, como também participando assiduamente das discussões das Comissões das quais é membro e de debates e votações no plenário da Assembleia.
Da mesma forma, foi extremamente importante a parceria com Waldenor Pereira para encaminhamentos de demandas e reivindicações em âmbito federal, da qual resultaram em liberações de recursos para obras, serviços e ações diversas em vários municípios da Região.
O deputado participou ativamente das atividades da comissão Fiol/Ferrovia Oeste/Leste, que incluíram visitas aos lotes de construção e a Brasília, para tratar da liberação das obras nos ministérios, Tribunal de Contas da União, Ibama e a Valec (empresa responsável pela construção da ferrovia). Apresentou pareceres e discutiu vários projetos no âmbito das comissões e plenário, votando favoravelmente em projeto importantes, como os que resultaram em melhorias salariais para várias categorias de servidores e os de empréstimos do Governo para aplicação em obras de infraestrutura. Dentre os projetos aprovados, ele destaca os que revisam e regularizam os limites dos municípios dos territórios do Sertão Produtivo, de Vitória da Conquista e de Itapetinga,regiões onde atua com mais intensidade.
2013 : o trabalho continua para novas conquistas e mais avanços
Mais do que esperançoso, Zé Raimundo está convicto que 2013 será um ano de muitos desafios, de trabalho e de consolidação de projetos e iniciativas que vêm sendo implementados pelos mandados seu e de Waldenor Pereira nesses dois anos. Atenção especial será dada às novas gestões e ao debate político em torno da defesa do legado do PT, de Lula e dos avanços e conquistas dos governos da presidente Dilma e do governador Wagner, bem como da experiência exitosa de Vitória da Conquista nos cenários regional, estadual e nacional.  “2013 é mais um ano de nossa caminhada. Continuamos firmes na crença de que a política é a arte de tratar dos destinos coletivos e do bem comum e o meio pelo qual o homem se humaniza, buscando alternativas para superação de seus permanentes dilemas e vicissitudes. Por isso, vamos continuar trabalhado para que alcancemos cada vez mais dignidade e melhores condições de vida para a nossa gente”, garante o deputado.
(Joana D’Arck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário