quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vitória da Conquista recebeu a XV Reunião Conjunta dos Conselhos de Educação da Bahia


O deputado federal Waldenor Pereira participou da abertura da XV Reunião Conjunta dos Conselhos de Educação da Bahia, ocorrida no domingo (1º), em Vitória da Conquista. O evento, que aconteceu até ontem (3), reuniu 150 municípios da região Sudoeste e 500 participantes, entre conselheiros, secretários, vereadores, prefeitos, sindicalistas e representantes da sociedade civil. O tema da reunião foi o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual o deputado considerou uma escolha acertada, porque, assim, os conselheiros dos diversos municípios baianos ali presentes teriam a oportunidade de conhecer com maiores detalhes as 20 metas e estratégias do PNE.  
“Eu participei ativamente das discursões sobre o plano no Congresso Nacional. Inclusive, já o aprovamos, no âmbito da Câmara dos Deputados e destaco aqui, que das 20 metas que compõem o PNE, tivemos a oportunidade de aprovar a destinação de 10% do PIB para a Educação brasileira”, disse Waldenor em tom comemorativo, citando em seguida outras vitórias para a educação brasileira.
“Agora, mais recentemente, aprovamos também outra lei que trata do financiamento da educação, aquela que destina 75% dos rendimentos dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal também para a educação, o que vai representar mais um reforço importante”, acrescentou.
O deputado se disse muito orgulhoso em compor a mesa de abertura da XV reunião dos Conselhos de Educação, por causa da estreita relação que o seu mandato e o do deputado estadual Zé Raimundo mantém com o tema da educação.
“Na minha trajetória política, tive a oportunidade de ser membro fundador da Associação dos Professores de Vitória da Conquista e também da UESB, coordenador de colegiado, pró-reitor, e reitor por dois mandatos da nossa universidade. Como deputado federal, atualmente, sou membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e tenho tido a honra e oportunidade de relatar importantes projetos, como o do Orçamento da União 2013 para a temática Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia e, recentemente, o importante projeto que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação do Ensino Superior, o INSAES. Atualmente sou presidente da Comissão Especial que trata da criação da Lei de Responsabilidade Educacional.”

Waldenor compôs a mesa de abertura ao lado da presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Maria Teixeira, da professora Gilvânia Nascimento, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/UNCM, do representante da Secretaria Estadual de Educação, Francisco das Chagas, do reitor da UESB, Paulo Roberto Pinto, do professor Joselito dos Santos, representante da Fainor do presidente do conselho municipal de Educação, Edigar Larry, do vice-prefeito Joás Meira e do representante da Câmara Municipal, o vereador, Coriolano Moraes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário