segunda-feira, 1 de julho de 2013

Viva o 02 de Julho !

Na Bahia a independência se desenhou bem antes com a Conjuração Baiana de 1798. Este movimento, ao contrário da inconfidência mineira de 1789, tinha o gosto do povo, com pretensões ousadas e modernizadoras como a abolição da escravidão e a emancipação política com a implantação de uma república popular.

No processo de independência do Brasil, mais uma vez, a Bahia se diferenciou das demais regiões brasileiras. Aqui a emancipação só se concretizou cerca de nove meses depois do simbólico e pacífico grito de independência ou morte às margens do Riacho do Ipiranga.

Uma guerra entre portugueses e baianos teve início e, de fevereiro de 1822 a julho de 1823, foi marcada por violência extrema, mortes e destruição. Surgiram vários heróis, principalmente das camadas mais pobres da população, que se destacaram nas batalhas e ajudaram na concretização da emancipação política. Maria Quitéria, João das Botas e o Corneteiro Lopes são exemplos destes nomes que, curiosamente, não são lembrados nos livros didáticos de História do Brasil.


 A Bahia foi o último foco de todo o processo da Independência do Brasil. O Dois de Julho deve ser entendido como a verdadeira independência do país. A data merece ser resgatada e valorizada como um importante marco na história, não só da Bahia, mas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário